domingo, 31 de julho de 2011

O milagre da partilha

"Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: 'Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!' Jesus porém lhes disse: 'Eles não precisam ir embora. Vós mesmos dai-lhes de comer!'" Mt.14: 15 e 16

As multidões sabendo da partida de Jesus seguiram a pé, pela margem do lago acompanhando-o. Quando Jesus desembarca já encontra a multidão e vendo sua carência e suas necessidades, tem compaixão dela. É muito expressiva a compaixão que invade Jesus diante destas multidões. Ao entardecer, os discípulos sugerem que sejam enviadas para comprar comida. Jesus, porém, apresenta-lhes outra solução: "Vós mesmos dai-lhes de comer". Os discípulos alegam, então, que têm apenas alguns pães e alguns peixes. Jesus pede que sejam trazidos e, em seguida, são abençoados e partidos por Jesus. Os discípulos os distribuem.

A partilha é o gesto concreto do amor. O amor é contagioso e transforma a comunidade. Na partilha se dá a abolição de uma sociedade escrava do mercado pela implantação da nova sociedade livre, justa e fraterna. A partilha é a expressão do amor de Jesus. Nada nos separa deste amor que se manifesta, hoje, nas pessoas e comunidades que buscam a justiça e constroem a fraternidade.
- José Raimundo Oliva -

Pai, abre meu coração para a solidariedade,
a fim de que, diante de meu semelhante necessitado
eu sinta a alegria de partilhar com ele o que me deste.
Amém!

2 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Mabelita! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!